[ Guriatã, o intérprete ]

Guriatã, o intérprete

Por Rilvan Batista de Santana

Este livro (PDF) é o 12°. de minha autoria. Nele coloquei alguns assuntos que muita gente não gosta de falar e, quando fala, fala o mínimo possível como se eles não fossem a nossa realidade, mais cedo ou mais tarde, a exemplo de “O cadáver”, “Réquiem”, “O ateu”, “A simplicidade da vida”, etc., etc. Sinto um desejo de explorar os mistérios da vida e da alma do homem, sem objetivo mórbido, mas para entender melhor o nosso papel neste mundo.

Gostaria de ter a alma dos simples, daqueles de fé genuína, daqueles que acreditam na Bíblia e nos Evangelhos com a convicção dos santos. Eles não têm problemas existenciais, não se angustiam, Jesus Cristo é o porto seguro, o pastor que cuida de suas ovelhas, o Filho de Deus, esses não têm medo da morte, mesmo nas situações mais desesperadoras, eles permanecem na fé.

Também, trato de amenidades, do dia a dia, textos adocicados, mais para entreter, um pensamento menos profundo, mas sem descuidar da importância dos temas. Textos como “Guriatã, o intérprete”, “Brincando de escrever”, “A Praça da Matriz”, “O orador e o escritor”, e, congêneres, tornam este livro uma leitura prazerosa.

Hoje, a edição independente de livros tornou-se um privilégio de poucos, mas diz a sabedoria popular que “…quando Deus fecha uma janela, abre uma porta…”, aí, surgiu a INTERNET e no rodo, as redes sociais, os blogs, os sites e os portais, que possibilitam aos menos aquinhoados de recursos financeiros, aos escritores menos conhecidos e aos escritores sem editora, divulgarem os seus trabalhos.

Por isso, valorizo a leitura virtual, certo de que doravante, o papel, pouco e pouco, será substituído pelas telas de laptop, notebook, iPod touch e outros recursos da cibernética. Hoje, os computadores, já armazenam conteúdo de uma biblioteca e de fácil acessibilidade.

Prezado leitor, estou lhe enviando uma coletânea de crônicas e contos. Ficarei honrado com sua leitura, é a única moeda de pagamento que lhe exijo, já que estou colocando este texto não para o elogio fácil, mas estou colocando-o para análise daqueles que têm sensibilidade e sabem valorizar o pensamento e a criatividade.

Escolhi o título “Guriatã, o intérprete”, em homenagem a Academia de Letras de Itabuna – ALITA, onde sou um modesto membro, e, em homenagem a um dos meus contos, que faz parte desta coletânea. Além disto, o Guriatã é um dos nossos queridos pássaros das matas do Sul da Bahia e o intérprete natural de todos os outros pássaros.

Enfim, desejo que este livro (PDF), seja elencado ao portal do MEC (Eu já tenho 11 livros lá), www.dominiopublico.gov.br, pois é a maior biblioteca virtual do Brasil com milhares de obras de autores nacionais e estrangeiros. Faz-se necessário que os nossos jovens estudantes, os leitores de todas as idades, visitem constantemente, o Portal “Domínio Público”, só assim, eles irão contribuir para o seu crescimento.

Veja outras contribuições de Rilvan Batista de Santana:

» O Juiz
» O homem nasce para ser feliz?…
» O enviado
» O Empresário
» O D N A de Emanuel