[ Dermeval Corrêa de Andrade ]

Dermeval Corrêa de Andrade

Por

Dermeval Corrêa de Andrade – nasceu em Lutécia/SP, em 4 de julho de 1950. É membro da União Brasileira de Escritores desde 1982, quando publicou “Terapeutas e Pacientes no Capitalismo-Dependente”. Formado e especializado em Psicologia, fez pós-graduação em História e Cultura da Latino América no IRLA –PUC/SP. É diretor-presidente do Instituto Argumentos – Ciência e Cultura.

 

Tem realizado várias viagens ao exterior (Cuba, Portugal, Argentina, Espanha, Guiné-Bissau, Angola, Peru, Bolívia, Equador e outros) em  atividades científico-humanitárias. Em Guiné-Bissau (1990) recebeu o diploma de Honra ao Mérito, pelo Ministério da Saúde Pública daquele país, por relevantes serviços prestados à população guineense.

 

 

Sua bagagem científica e cultural o transformaram num conceituado conferencista. Suas apresentações são multitemáticas, nas quais aborda questões sobre psicologia, educação, direitos humanos, carreiras profissionais, política, cultura, etc. Além desta atuação, tem enveredado na dramaturgia (“Freud: o último outono”,  “Zumbi Negro” e “A sombra de um sequestro”).

 

Ainda no âmbito cultural, realiza as Performances Literárias, nas quais, utilizando sua condição de escritor e versado em construir personagens, apresenta ao público clássicos da literatura mundial. Utilizando-se da arte da palavra, propicia, a quem o está assistindo, o aprimoramento da atenção, imaginação diferenciada de cenas e envolvimento emocional. Esta dinâmica permite que o público acompanhe os personagens mais instigantes ou encantadores da literatura, observando ângulos que, normalmente, a leitura individual ou filmes não contemplam.

 

Escreveu, durante estes anos de trabalho, oito livros e mais de 200 artigos para importantes jornais, revistas do Brasil e exterior. Seus livros fazem parte de acervo de Biblioteca de vários países: Freud: o último outono (Freud Museum – Londres), Educação Social Transformadora (Biblioteca Nacional de Cuba José Martí – Cuba e Biblioteca da Universidade Lusíada – Lisboa), Zumbi: quando os escravos se revoltam (University of California, Library of Congress, Haward Library – USA), O Desmonte do Discurso-Ideológico – revelando o lado perverso das instituições (Universidade de Salamanca – Centro de Estudios Brasileños).

 

Obras do autor:

  • Terapeutas e Pacientes no Capitalismo-Dependente (Editora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Saúde Mental – 1982)
  • A Psicoterapia de Libertação…além de um sonho (Editora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Saúde Mental – 1984)
  • As Marcas da Opressão (Editora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Saúde Mental – 1989)
  • Zumbi: quando os escravos se revoltam (Editora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Saúde Mental – 1992)
  • Psicologia da Ideologia – o desvendar das aparências (Editora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Saúde Mental – 2001)
  • Freud: o último outono (Editora: Instituto Argumentos – Ciência e Cultura – 2007)
  • Educação Social Transformadora (Editora: Instituto Argumentos – Ciência e Cultura – 2009)

 

  • O Desmonte do Discurso-Ideológico – revelando o lado perverso das instituições (Editora: Instituto Argumentos – Ciência e Cultura – 2014). Versões em Espanhol e Inglês.

 

 

 

 

Veja outras obras de :

» Heresias do marxismo brasileiro: a agonia de Caio Prado Júnior
» Shanghai Lilly
» António Paixão
» Alberto Slomp
» Yara Regina Franco