[ DELEGAÇÃO UBE SE PREPARA PARA 87° FEIRA DO LIVRO LISBOA ]

29.05.2017

A 87° edição da Feira do Livro de Lisboa, que acontece todos os anos no Parque Eduardo VII, tem as datas marcadas entre os dias 1 e 18 de junho.

Com organização da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), o evento é mundialmente conhecido por sua importância e expressividade da literatura portuguesa e a delegação da UBE já se prepara para um dos maiores eventos literários na capital portuguesa.
Além dos dez associados que participam do evento a instituição realizará um seminário em homenagem a um dos maiores historiadores do Brasil, Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira, mais conhecido Moniz Bandeira.  
Com poucas semanas para a realização do grande evento, a delegação brasileira da UBE conta com importantíssimos nomes como Sua Alteza Real Dom Duarte de Bragança, Durval de Noronha Goyos Jr., Levi Bucalem Ferrari, Elisabete Vidigal Hastings, Eliana Machado, entre outros. Além da exposição de suas respectivas obras no estande da União Brasileira de Escritores, os participantes terão a oportunidade de conhecer autores estrangeiros e, também, de participarem de eventos como workshops e lançamentos inéditos de livros.  

Em uma iniciativa do atual presidente da mais antiga associação de escritores do Brasil, Dr. Durval de Noronha Goyos Jr., a UBE não poderia ficar de fora deste grande evento que recebe cerca de 500 mil pessoas por ano e é uma oportunidade imperdível para o escritor brasileiro expandir o alcance de suas produções literárias e entrar em contato com a diversidade de autores presentes. Para Noronha, que teve suas obras traduzidas para o mandarim e o inglês, “a Feira de Lisboa é um dos principais eventos literários da língua portuguesa” e afirma que “a UBE estará presente com uma delegação de grande expressividade e fará eventos paralelos com o objetivo de demonstrar a qualidade da produção cultural de seus membros”. Durval fará ainda, na ocasião, o lançamento de seu primeiro romance ficção “Shanghai Lilly”, escrito sob o heterônimo de António Paixão.
Para o associado Edvaldo Jacomelli, poeta formado em matemática, o evento representa “uma novidade esperada com muita emoção”, diz ainda que “é no mínimo excitante poder compartilhar com escritores de todas as regiões do mundo. Conhecer alguns pessoalmente. Poder mostrar o seu trabalho. Sentir a energia de uma feira mundial,  interagir, vislumbrar.”. 

A entrada do evento é gratuita e no ano passado bateu o recorde com 277 pavilhões e com grupos de agentes literários internacionais que visitaram a feira. Para a Escritora Eliana Machado, associada de longa data da UBE, “abraçar a possibilidade de participar em um dos maiores eventos literários de Portugal – a 87.ª Feira do Livro de Lisboa – é a aportunidade de unir-se a esta grande família literária da quarta língua mais falada no mundo da qual fazemos parte”. Eliana, que denomina sua produção literária como “um edifício em plena construção”, vê na Feira uma oportunidade de buscar uma editora portuguesa para sua mais recente obra, romance de ficção científica, “Brasil: aventura interior”, publicado no Brasil em 2016, com lançamento na sede da UBE em São Paulo. A autora espera que “o evento favoreça o intercâmbio de culturas, celebre o sucesso da literatura lusófona, permitindo a descoberta e divulgação de escritores de língua portuguesa até então desconhecidos em Portugal”.
Já Levi Bucalem Ferrari, ex-presidente e membro do Conselho Consultivo e Fiscal da UBE, que sempre se dedicou à divulgação da literatura brasileira em órgãos colegiados diversos, bem como em debates, encontros, congressos, Bienais e Feiras do Livro no Brasil e no exterior, afirma que “a Feira do Livro de Lisboa, representa oportunidade singular de divulgar parte de meu trabalho em Portugal, país com temos bastante afinidade literária e cultural”. Além de expor as suas obras no evento, Levi ministrará uma palestra intitulada “As Relações Perigosas: Brasil-Estados Unidos”, no seminário em Homenagem a Moniz Bandeira.


Entre os destaques internacionais no evento, está o regresso do Brasil na Feira, que só voltou a participar da mesma no ano passado, em sua 86° edição, após seis anos ausentes.
Por fim, Elisabete Vidigal Hastings, Diretora Departamental da UBE, diz estar “no aguardo do intercâmbio de ideias, na certeza de que será proveitoso” e espera da Feira “ler o novo, ouvir o som da nossa língua pronunciado pelos escritores de Portugal e levar do Brasil um tanto das letras brasileiras”.

Confira abaixo o cronograma completo de eventos da delegação UBE:

87ª FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
Segunda à Quinta – 12h30 às 23h.
Sextas-Feiras – 12h30 às 00h00.

7 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)
1) ALMOÇO – Restaurante Sete Mares
Endereço: Av. Av. Columbano Bordalo Pinheiro 108, 1070 Lisboa, Portugal.
Horário – 13h.
* Por Adesão.

2) SEMINÁRIO – Obras do Professor Moniz Bandeira
Endereço: Rua Professor Almerindo Lessa, Pólo Universitário da Ajuda – Alto da Ajuda.
Sua Alteza Real Dom Duarte de Bragança – A Desordem Mundial.
Prof. Dr. Durval de Noronha Goyos Junior – A Formação do Império Americano – Da Guerra Contra a Espanha à Guerra no Iraque.
Prof. Levi Bucalem Ferrari – As Relações Perigosas: Brasil-Estados Unidos.
Profª. Betty Vidigal – A Poética em Moniz Bandeira.
Prof. Dr. Antônio de Sousa Lara – A Segunda Guerra Fria – Geopolítica e Dimensão
Estratégica dos Estados Unidos.
Horário –17h.

3) FEIRA DO LIVRO
Endereço: Parque Eduardo VII, Lisboa, Portugal. No espaço dos “Pequenos Editores”.
20h – Betty Vidigal
21h – Edvaldo Jacomelli

8 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)
1) ALMOÇO – Restaurante Café In
Endereço: Av. Brasília, Pavilhão Nascente 311, 1300-596 Lisboa, Portugal.
Horário: 13h.
* Por Adesão.

2) FEIRA DO LIVRO
Endereço: Parque Eduardo VII, Lisboa, Portugal. No espaço dos “Pequenos Editores”.
16h – Levi Ferrari
17h – Durval de Noronha de Goyos Junior.
9 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

1) FEIRA DO LIVRO
Endereço: Parque Eduardo VII, Lisboa, Portugal. No espaço dos “Pequenos Editores”.
14h – Daniel Alvarenga
15h – Benedicto Dutra
16h –Eliana Machado

2) JANTAR DE ENCERRAMENTO – Restaurante As Colunas (na Amadora)
Endereço: R. Elias Garcia 51, 2700 Amadora, Portugal.
Horário: 20h15.
* Por Adesão.

* CRONOGRAMA SUJEITO À ALTERAÇÃO