imagem ilustrativa

Autor João Barcellos

Do Fabuloso Araçoiaba ao Brasil Industrial – o livro

O livro Do Fabuloso Araçoiaba Ao Brasil Industrial é a amostra clara e inequívoca de um poeta-historiador comprometido com cada era da sua história e que interage nas épocas como cronista ficcionalmente visionário nas entrelinhas de documentos e de datas: João Barcellos fala do ontem da mesma maneira que expõe o hoje no qual, como diz e faz, desenha o seu estar-ser, porque o amanhã é hoje.

Ir aos confins arqueológicos da epopéia luso-americana que projetou o Brasil lá nas trilhas do Berasucaba e da Cahatyba, a trinta léguas da Villa Piratininga, é reconstruir a América na sua largura guarani (Brasil, Paraguay, Uruguay, Peru e parte da Argentina) pelo Piabiyu – uma odisséia geossocial de sobrevivência em terra alheia. Do Fabuloso Araçoiaba Ao Brasil Industrial é um livro que faz história, porque esboça espaço para outras leituras, outras pesquisas.

O livro contém poesia sobre personagens da história berasucabana escrita nas noites em que ele pernoitou na Fazenda Ipanema e a novela Morro d´Apoteose, pela qual leitoras e leitores vão se deliciar e querer saber mais e mais acerca do Brasil que se descobre a cada nova geração que o estuda.

João Barcellos, e este é o seu estilo, trabalhou com o biólogo Luciano Regalado, que dirige o Núcleo de Estudos Históricos e Ambientais – Fazenda Ipanema, o pesquisador Adolfo Frioli, e, para se sentir ´em campus berasucabano´, adentrou as ações do grupo Desbravadores Villas-Boas. Toda a produção lítero-historiográfica deste (fabuloso) luso-brasileiro é um incentivo às novas gerações, acadêmicas ou não. NOVAES, Marta – Professora e Jornalista. Buenos Aires / Arg., 2011.

 

 

Veja outras obras de João Barcellos:

 
Voltar Imprimir Enviar para um amigo
 
PUBLICIDADE
 
Imprensa Oficial
Escola Paulista de Direito
Academia Paulista de Letras

Tel: (11) 3231-4447
Telefax: (11) 3231-3669
E-mail: ube@ube.org.br