imagem ilustrativa

Autor Nelsi Inês Urnau

Romance Clube dos Combalidos

A obra, lançada na 26ª Feira de Canoas, foi destaque no III Concurso de romances da ALPAS XXI – Cruz Alta/RS. A Capa é de Vinício Cassiano e a apresentação de Antônio José Giacomazzi.
 

O romance, ambientado em lugar incerto do Rio Grande do Sul,  se desenrola em torno de uma mesa de bar onde um grupo de quinze amigos se reúne com frequência não determinada para compartilhar suas vivências, ideias e impressões. Paralelo ao ambiente e enredo principal, desencadeiam-se histórias de alguns personagens em particular, cujo conjunto situa o desenrolar dos episódios na linha do tempo histórico.

Através da narrativa intercalada com diálogos e discussões entre os personagens, a trama vai descortinando pontos de vista, fatos verossímeis, assuntos e aspectos tão diversos quanto o cotidiano real e as possibilidades fictícias do mesmo. Não faltam toques de humor e romantismo, nem conflitos e tragédias, tampouco uma sequência linear que abarca em seu bojo, através de referências dos protagonistas, tempos e lugares externos à trama.
 

Os personagens apresentam mínima descrição de aspecto físico, baseando-se sua caracterização restrita às funções profissionais e papéis sociais que desempenham. Assim, desfilam no grupo: um mestre de obras, um porteiro de edifício residencial, um mecânico aposentado, um policial, um padre, uma professora, um bancário, uma psicóloga, um estudante de agronomia, uma livreira, um jornalista, uma atendente de SAC, um caminhoneiro e um advogado; alguns com referências familiares.
 

A linha-mestra que encadeia a história é a luta travada por cada um para manter-se vivo frente aos desafios do mundo contemporâneo e às perspectivas de futuro, cuja tônica reflete sombras e temores a partir das percepções que cada um possui do presente de sua própria vida, da política e do país.

 

Veja outras obras de Nelsi Inês Urnau:

 
Voltar Imprimir Enviar para um amigo
 
PUBLICIDADE
 
Imprensa Oficial
Escola Paulista de Direito
Academia Paulista de Letras

Tel: (11) 3231-4447
Telefax: (11) 3231-3669
E-mail: ube@ube.org.br