imagem ilustrativa

Autor Sílvia Dinucci Fernandes

Aquisição da Linguagem: Conceito, Definição e Explicação na Criança

Aquisição da Linguagem: Conceito, Definição e Explicação na Criança
Sílvia Dinucci Fernandes (org.)

Série Trilhas Linguísticas, n. 4, 2003

São Paulo: Cultura Acadêmica Editora
Araraquara: Laboratório Editorial – FCL/UNESP

O presente volume reúne trabalhos a respeito de diferentes aspectos da linguagem da criança, com abordagens da Linguística e da Psicolinguística. Incluem-se, aqui, contribuições de pesquisadores de universidades brasileiras (USP, UNICAMP, UNESP) e do Laboratório de Estudos sobre Aquisição e Patologia da Linguagem na Criança LEAPLE CNRS & Universidade René Descartes – Paris V – Sorbonne.

Considerando que o estudo do gênero explicação constitui uma problemática nova que interessa tanto ao desenvolvimento linguístico como ao desenvolvimento cognitivo e social da criança, nosso objetivo principal foi reunir textos que se inscrevem em domínios da aquisição e desenvolvimento da língua materna. Trata-se de reflexões teóricas a respeito da definição e da explicação e, também, da análise e interpretação de corpus de expressão oral de crianças. Tais contribuições constituem uma boa amostra de direções nas quais as pesquisas se orientam atualmente, revelando uma nova perspectiva a respeito das capacidades linguageiras da criança e as condições de sua emergência. Possibilitam, assim, a ampliação do nosso olhar em torno do gênero explicação e da emergência de condutas explicativas em crianças e, certamente, contribuem para abrir novas possibilidades de pesquisas.

 

 

 

Veja outras obras de Sílvia Dinucci Fernandes:

 
Voltar Imprimir Enviar para um amigo
 
PUBLICIDADE
 
Imprensa Oficial
Escola Paulista de Direito
Academia Paulista de Letras

Tel: (11) 3231-4447
Telefax: (11) 3231-3669
E-mail: ube@ube.org.br