imagem ilustrativa

Autor Luiz Alberto Moniz Bandeira


Editora: Editora Unesp
Ano: 2010
ISBN: 978-85-393-0015-0

Moniz Bandeira analisa as versões sobre a morte de João Goulart

Uma análise profunda e minuciosa sobre o governo João Goulart e os acontecimentos que resultaram no golpe militar de 64. Esta é a proposta do cientista político e historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira em sua obra O governo João Goulart: as lutas sociais do Brasil, 1961-1964. Lançamento da Editora Unesp, esta oitava edição – revista e ampliada – traz novas informações acerca da trama que levou à deposição de João Goulart e, em seguida, à instauração de um regime ditatorial no país, comandado pelos militares.

Moniz Bandeira também acrescenta informações referentes ao período do exílio de João Goulart e ao papel da diplomacia americana na fuga de Leonel Brizola do Uruguai, onde estava asilado. No apêndice, examina detalhadamente as versões e as circunstâncias da morte do ex-presidente.

O livro explora a participação dos Estados Unidos na arquitetura do golpe militar, comprovada por meio de documentos e dados que ilustram a atuação da CIA, do Departamento de Estado americano e da embaixada, cujos interesses eram incompatíveis à orientação nacional – reformista de João Goulart. Apresenta ao leitor uma outra versão sobre o governo e a figura do governante, contrária à imagem negativa propagada durante a ditadura e reproduzida até hoje.

A vasta pesquisa realizada pelo autor com base em documentos e entrevistas é enriquecida por suas próprias impressões, afinal, presenciou intensamente o momento em que o Brasil mergulhava na ditadura. Todavia, ressalta que a principal contribuição foi dada pelo próprio João Goulart, com o qual se encontrou diversas vezes no Uruguai.

Luiz Alberto Moniz Bandeira trata os fatos sob uma abordagem dialética, ao interpretá-los em seu movimento histórico e em suas dimensões sociais, políticas e econômicas. A partir dessa perspectiva, sustenta a tese de que o golpe militar de 64 foi um episódio de luta de classes, quando "o empresariado, sobretudo seu setor estrangeiro, tratou de conter e reprimir a ascensão dos trabalhadores.”

Sobre o autor - Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira, formado em Direito, é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor titular aposentado de História da Política Exterior do Brasil na Universidade de Brasília. Doutor Honoris Causa da UniBrasil e da Universidade Federal da Bahia, é autor de mais de 20 obras publicadas no Brasil e no exterior, com destaque para Presença dos Estados Unidos no Brasil, A reunificação da Alemanha e Formação do Império Americano, com o qual ganhou o prêmio Juca Pato em 2005. Foi colaborador de jornais e professor em várias universidades brasileiras. Foi também professor visitante em universidades na Alemanha, Suécia, Argentina e Portugal, além de conferencista em diversos outros países da Europa e América. Vive na Alemanha desde 1996, onde atualmente exerce a função de cônsul-honorário em Heidelberg.
 

 

 

Veja outras obras de Luiz Alberto Moniz Bandeira:

 
Voltar Imprimir Enviar para um amigo
 
PUBLICIDADE
 
Imprensa Oficial
Escola Paulista de Direito
Academia Paulista de Letras

Tel: (11) 3231-4447
Telefax: (11) 3231-3669
E-mail: ube@ube.org.br