Autor Fídias Teles

As Verdades Contra Os Fracassos da Vida”. Por uma Pedagogia Antropológica

 

A Pedagogia hoje se estonteia, se assusta, mas começa a se autoquestionar, em todo o mundo. E chega realmente com sementes dialéticas ao Brasil, principalmente no século XX. E vai se alargar esta Pedagogia no Brasil, e vai se enriquecer porque além de fortes recheios sociológicos, ela descobre uma irmã gêmea, porque ambas são filhas da história antropológica do ser humano, das cavernas à era cosmicoeletrônica, informático-nuclear. A irmã gêmea é a Filosofia.
E é ele, o principal representante destas interconexões que escancaram as verdades camufladas: Paulo Freire.
A libertação pelas verdades levou Sócrates à morte, Rousseau a sofrimentos horríveis, Paulo Freire ao exílio.
Eu vivi toda a segunda metade do século XX dentro das escolas, com algumas pausas.
Continuo mergulhado em todas as ciências humanas, sociais e filosóficas. E continuo professor, com vivências em escolas e universidades publicas, privadas e religiosas, além de incansável pesquisador e pensador que me fazem chegar a este livro, o décimo de minha vida.
Convido-lhe à leitura inteira, do começo ao fim, só lembrando que, a única intenção é colocar as verdades contra os fracassos da vida, atitude que só pode triunfar, do ponto de vista educacional, por vias de uma Pedagogia Antropológica.
É sobre gente e suas relações humanas dentro dos estabelecimentos de ensino.
Estudantes falam pouco com medo de reprovações; professores falam pouco, com medo de demissões. Eu por não falar pouco, tive problemas, mas construí esta obra.

 

 

Veja outras obras de Fídias Teles:

 
Voltar Imprimir Enviar para um amigo
 
PUBLICIDADE
 
Imprensa Oficial
Escola Paulista de Direito
Academia Paulista de Letras

Tel: (11) 3231-4447
Telefax: (11) 3231-3669
E-mail: ube@ube.org.br