[ Presidente da UBE, Dr. Durval de Noronha Goyos Jr., lança livro na Itália ]

04.07.2016

“FEB, “Força Expedicionária Brasileira”, foi a força militar brasileira que lutou ao lado dos Aliados na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Um livro que reconstrói o cenário que levou o Brasil a entrar na guerra, depois das hesitações iniciais. Uma intervenção militar decisiva, entre setembro de 1944 e maio de 1945, e que toca o nosso território, uma vez que foi a própria FEB a libertar a Garfagnana e parte da Lunigiana do nazifascismo, e que estabeleceu uma parceria forte com os grupos guerrilheiros que operavam na área.

Um livro escrito em Levanto, (o autor, advogado ítalo-brasileiro Durval de Noronha Goyos Jr. passou anos de sua infância na parte costeira do país), que retrata fielmente a contribuição do sangue “carioca” na libertação da Itália e no seu regresso à democracia, através da Constituição.

O livro será apresentado quinta-feira, 7 de julho às 18 horas, na Piazza del Popolo, em Levanto. Além do autor, participará Giorgio Pagano, co-operador internacional e presidente do Mediterrâneo Cultural e do Comité Provincial da Unidade de Resistência.

Organização do evento por Associazione Culturale Mediterraneo, ANPI Sezione di Levanto e Comitato Vallesanta,”

Fonte