[ Professora Dra. Regina Gadelha convida para o Seminário “Sustentabilidade global e realidade brasileira” ]

03.02.2017

A associada da União Brasileira de Escritores, Professora Doutora, titular e Vice Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia-PUC/SP, Regina Gadelha, convida para o Seminário “Sustentabilidade global e realidade brasileira”, que será realizado no dia 29 de março na PUC-SP. Confira a programação abaixo:

SEMINÁRIO – NACI

SUSTENTABILIDADE GLOBAL E REALIDADE BRASILEIRA

29 DE MARÇO DE 2017

 

CONVOCATÓRIA

APRESENTAÇÃO

O Comitê Organizador do I Seminário do NACI sobre Sustentabilidade Global e Realidade Brasileira convida colegas e alunos da comunidade acadêmica para participarem das discussões deste Seminário, no dia 29 de março de 2017.

A publicação da Carta Encíclica Laudato Sí sobre o “cuidado da casa comum”, no qual o Papa critica o desenvolvimentismo “irresponsável” por parte da minoria de indivíduos que detém o poder econômico e financeiro mundial, levanta questões importantes relacionadas às disfunções presentes na economia mundial e que, apesar dos alertas de cientistas e ambientalistas, continuam a priorizar modelos de produção e consumo incapazes de garantir o respeito à vida e ao meio ambiente.

Atendendo a este apelo, o Comitê Organizador do I Seminário do NACI sobre Sustentabilidade Global e Realidade Brasileira integra-se no contexto da convocação da Encíclica do Papa Francisco, Laudato Sí, documento de alerta ao mundo para os graves problemas ecológicos, econômicos e sociais que estão a colocar em risco as várias formas de vida planetária, muito especialmente os mais pobres e fragilizados atingidos em todas as suas formas de existência.

 

OBJETIVO:

A partir dessa preocupação e diante da ameaça eminente apontada pelo menosprezo à sustentabilidade ambiental por parte de agentes políticos e dirigentes de grandes grupos econômicos, o NACI, em consonância com a Agenda 21 e os compromissos reafirmados pelo governo do Brasil no Acordo de Paris (2016), convida a todos interessados em discutir alguns temas relevantes, como as crises hídricas e energéticas que atingem periodicamente as populações e os impactos das calamidades provocadas pela ação do homem e suas consequências, incluindo desastres ecológicos, desertificação e destruição ambiental, perda da biodiversidade, deterioração da qualidade social e da vida humana, desigualdade planetária.

Nesse sentido, os organizadores deste Seminário consideram que, pela sua representatividade e carisma, o Papa Francisco coloca-se como um forte interlocutor em defesa de uma estratégia de intervenção que apoie um diálogo interdisciplinar, visando o cuidado da natureza, a defesa dos pobres e a construção de um ambiente de respeito e fraternidade.

TEMAS PROPOSTOS:

  • Globalização, política, sustentabilidade e meio ambiente.
  • Crise hídrica e energética, desertificação e destruição socioambiental.
  • Direito Ambiental, Sustentabilidade e Cidadania.

ESTRUTURA DO SEMINÁRIO:

  • 3 Sessões de Mesas Coordenadas.
  • 1 Sessão do Comunicações.
  • Conferência de Encerramento.

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 29/03/2017

MANHÃ

  • ABERTURA: 8h00
  • SESSÃO 1: (8h15 – 10h15): Responsável: PROF. DR. JOAQUIM C. RACY

Mesa Coordenada: A Agenda 21 e a LAUDATO SI: Os Atores, os Interesses Econômicos, o Processo Negociador e o Desenvolvimento de um Regime Internacional de Meio-Ambiente.

 

  • SESSÃO 2: (10h30 – 12h15): Responsável: PROFA. DRA. REGINA MARIA A. F. GADELHA

Mesa Coordenada: Impacto das Megaobras sobre as Populações.

INTERVALO PARA ALMOÇO: 12h30 – 13h30

TARDE

  • SESSÃO 3: (14h00 – 16h00): Responsável: PROFA. DRA. MÔNICA LANDI

Mesa Coordenada: Energia e Desenvolvimento: Uma Análise da Política Energética Brasileira no Século XXI

  • SESSÃO 4: COMUNICAÇÕES: (16h15 – 17h45)

Apresentação de Projetos e Comunicações.

  • SESSÃO DE ENCERRAMENTO – CONFERÊNCIA: (18h00)

ORGANIZAÇÃO:

  • Mesa Coordenada: Participação de 03 a 04 (máximo) comunicações vinculadas ao eixo temático, por especialistas convidados.
  • Sessão Comunicações: As propostas deverão ser encaminhadas ao Comitê Organizador indicando tema, título e ementa de até 500 palavras (português, espanhol e/ou inglês), além dos nomes dos participantes, vínculo institucional, titulação e e-mails.

Os resumos de palestras e comunicações de todos os participantes (Mesa coordenada e Sessão Comunicações) deverão ser encaminhados ao Comitê Organizador para publicação, digitados em Word, Times New Roman 12, espaço simples e máximo de 500 palavras para publicação, até 03 de março de 2017. E-mail: ecopol@pucsp.br

COMITÊ ORGANIZADOR:

Prof. Dra. Regina Maria d’Aquino Fonseca Gadelha – Líder do NACI – rgadelha@pucsp.br // rgadelha17@gmail.com

Prof. Dr. Joaquim Carlos Racy – Vice-Líder do NACI – racjo@uol.com.br

Profa. Dra. Mônica Landi – Pesquisadora do NACI – landimo@terra.com.br

 

INSCRIÇÕES: E-mail: ecopol@pucsp.br // rgadelha17@gmail.com