[ SOBRE UBE ]

A União Brasileira de Escritores é a mais antiga associação de escritores do Brasil. Criada em 17 de janeiro de 1958, resultado da fusão da Sociedade Paulista de Escritores com a Associação Brasileira de Escritores, ABDE, teve como primeiros e principais líderes Sérgio Milliet e Mário de Andrade. Foi presidida por nomes como Paulo Duarte, Mário Donato, Mário da Silva Brito, Afonso Schmidt, Raimundo de Menezes, Fábio Lucas e Ricardo Ramos.

Ingressaram, desde sua fundação, mais de 3.700 escritores de todo o Brasil. Tem como objetivos principais discutir políticas culturais que atendam os interesses dos associados e defender seus interesses em todas as manifestações literárias, em poesia e prosa.

Defendendo a recuperação da relevância da entidade em temas fundamentais da política cultural, a nova diretoria já está participando ativamente das discussões da nova Lei de Direito Autoral e planeja eventos de debates literários para breve. A primeira iniciativa da nova diretoria foi a criação do Conselho Nacional dos Escritores do Brasil, do qual constam nomes como Lygia Fagundes Telles, Ruth Guimarães, Cícero Sandroni, Milton Godoy Campos, Carlos Frydman, João Mereilles Câmara, Samuel Pinheiro Guimarães e Luiz Alberto Muniz Bandeira. O conselho é coordenado pelo ex-presidente da UBE, escritor Levi Bucalem Ferrari.

[ ESTATUTOS ]

A evolução tecnológica e a alteração do contexto social brasileiro levaram a atual diretoria da União Brasileira de Escritores a formar uma comissão que está revendo os estatutos da entidade para posterior apresentação à Assembleia de associados. Você, leitor, pode consultar o estatuto em vigor, a seguir. Caso tenha alguma sugestão de aperfeiçoamento, pode encaminhá-la para este e-mail: secretaria@ube3.hospedagemdesites.ws . Clique aqui para fazer o download do estatuto (formato PDF – 77,2KB)