UMA BRASILIANA PARA AMÉRICA HISPÂNICA A EDITORA FUNDO DE CULTURA ECONÔMICA E A INTELECTUALIDADE BRASILEIRA (DÉCADAS DE 1940/1950) / Luciano Mendes de Faria Filho

Esta obra detalha a história da inserção do Brasil nos planos da Fundo de Cultura Econômica, em que são reveladas as imensas dificuldades para a execução de projetos editoriais transnacionais, décadas antes do surgimento da Internet. O autor detalhou o planejamento da publicação de obras brasileiras, principalmente nas coleções Tierra Firme, de obras contemporâneas, e Biblioteca Americana, de clássicos, que pretendiam promover a integração continental por meio dos livros e da leitura, incluindo o Brasil. Neste sentido, as redes de sociabilidade entre intelectuais brasileiros, argentinos e mexicanos foram fundamentais para a elaboração e para a publicação dos livros.

Luciano Mendes de Faria Filho é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1996) é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É autor, dentre eles “Edição e Sociabilidades Intelectuais – a publicação das obras completas de Rui Barbosa” (Autêntica/Ed. UFMG, 2017), “Uma brasiliana para a América Hispânica – a editora Fondo de Cultura Econômica e a intelectualidade brasileira (Paco Editorial, 2021), “A primeira página e outros contos mexicanos” (Veñas Abiertas, 2020) e “Entre Mulheres” (Caravana, 2021).

SERVIÇO
Uma brasiliana para América Hispânica A editora Fundo de Cultura Econômica e a intelectualidade brasileira (décadas de 1940/1950)
Luciano Mendes de Faria Filho
Paco Editorial
ISBN 9786558400332
História da Edição - 14x21 cm - 484 páginas
R$56,61
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home