MANIFESTO PELA DEMOCRACIA

A UBE – União Brasileira de Escritores, consoante o seu Estatuto Social, Artigo 2º, parágrafo IV – pugnar, no exercício da manifestação do pensamento, pelas liberdades democráticas –, vem reafirmar os valores que norteiam nossa entidade e o dever de nos manifestarmos diante das constantes e graves ameaças emanadas do Poder Executivo Federal contra o sistema de votação eletrônica, procurando, desta forma, criar um factoide que abra caminho para uma aventura totalitária, pondo em risco a nossa frágil democracia. Devido às seguidas demonstrações do presidente da República de que não consegue conviver em um regime democrático, atacando membros do Poder Judiciário, inflando uma minoria de fanáticos seguidores para desestabilizar o princípio de divisão e independência dos Poderes, cooptando parte das Forças Armadas, não podemos nos calar.

Acreditamos que o regime democrático é o único que propicia condições plenas para o cidadão se desenvolver, o país prosperar e as empresas de qualquer segmento, do campo ou da cidade, vencerem os desafios que o mundo moderno impõe. Qualquer tentativa de, pela força, mudar os rumos das conquistas democráticas alcançadas é um crime contra a nação brasileira.

A UBE segue vigilante e credita oportuno juntar a nossa voz a milhares de outras que se manifestam contra qualquer tentativa de ruptura ou arroubo autoritário.


São Paulo, 8 de agosto de 2022.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home