São Paulo, Capital, 16 de setembro de 2022.

Manifesto UBE de apoio à candidatura Lula

A União Brasileira de Escritores (UBE), cônscia de suas obrigações como entidade representante dos escritores do País, vem a público se manifestar.

No próximo dia 2 de outubro, teremos eleições que incluem o cargo de presidente da República. O pleito, mais do que uma simples escolha entre dois lados, já que temos evidente bipolarização, configura-se, talvez pela primeira vez na História, como opção entre a legítima democracia e a barbárie.

A UBE jamais tomou partido por uma candidatura em seus muitos anos de existência. Contudo, e agora excepcionalmente, estamos diante de um quadro preocupante. Ou continuamos sendo um país democrático, com a saúde, a educação, a cultura, o meio ambiente, os povos originários e, em especial, a liberdade sendo valores e práticas preservados, princípios do estado de direito tão caros a todos nós, ou corremos o risco de sucumbir ao drástico desmanche que vem ocorrendo nos últimos quatro anos.

Não podemos aceitar calados a violência contra a imprensa, a odiosa misoginia, o racismo, a homofobia, o aparelhamento religioso de um Estado que deveria ser laico, o silêncio da PGR ante os mais variados crimes, o armamento da população, a exaltação fascista da morte.

A UBE tem em sua gênese, desde que foi criada, em 1958, o compromisso de lutar por valores republicanos e democráticos, pela livre expressão, pelo Estado de direito. Sempre!

Assim, analisando as duas candidaturas, declaramos nosso total e irrestrito apoio ao candidato Lula. Reforçamos, ademais, a importância do comparecimento às urnas, uma vez que a baixa abstenção será determinante para a vitória de Lula no primeiro turno. Bem como, ressaltamos que é muito importante também votar para senadores, deputados estaduais e federais e governadores, em todo o País, que sejam igualmente defensores e praticantes da democracia.


União Brasileira de Escritores (UBE)


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home