O Grande Teste

Dia 15 de março a nossa jovem democracia tem uma grande missão: sobreviver. Impulsionada por um presidente que jurou cumprir a Constituição Federal de 1988, uma manifestação que pretende fechar Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF) se desenha. Sem meias palavras, sem mais disfarces, trata-se de uma clara tentativa de reimplantar a ditadura no País.
Desde a eleição, o presidente, seus ministros e apoiadores têm testado diariamente os limites da democracia, da civilidade e da decência. São rupturas que se esboçam todos os dias desde então. O filósofo Karl Popper ensina que tolerância ilimitada pode levar ao desaparecimento da tolerância. Assim, é chegado o momento em que não se podem mais tolerar o cotidiano desrespeito ao Estado de Direito, os ataques a jornalistas e a quem quer que se contraponha ao governo.
O desmantelamento da educação e da cultura não é um acaso: faz parte de um projeto com forte base no autoritarismo e na ignorância. O momento é gravíssimo e merece uma resposta urgente e à altura. Lembramos que o Artigo 85 da Constituição Federal afirma que “são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: II - o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação”. Além da quebra de decoro, prática sistemática do presidente da República, temos elementos para o impedimento deste cidadão que hoje ocupa o mais alto cargo do País.
A União Brasileira de Escritores (UBE), historicamente defensora da democracia, da cultura, da educação e da civilidade, está unida a todas as entidades de quaisquer setores e a todas as pessoas que sustentam os valores mais caros à vida democrática, civilizada, e o Estado de Direito. O momento pede mais do que atenção; pede ação. Um grande teste está a caminho, Estejamos à altura das conquistas que tão duramente conseguimos desde a derrocada da ditadura militar. Que seja o fim da aventura antidemocrática no País.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home