Moção de Apoio ao Escritor Jeferson Tenório

Dias estranhos rondam o Brasil. Dias em que escrever sobre Paulo Freire e outros brasileiros que tanto orgulho deram ao País é capaz de mover a máquina de ódio que coloca a vida de pessoas em risco. O caso recente de ameaças à vida do escritor Jeferson Tenório é um exemplo das inúmeras tentativas truculentas de calar a sociedade e de apagar ou recontar a história.

Nossa democracia foi conquistada a duríssimas penas. Os crescentes ataques de grupos francamente fascistas à livre expressão do pensamento e à pluralidade de ideias são ataques frontais a essa jovem democracia – e que não se confunda liberdade de expressão com o direito à ameaça, à discriminação e ao discurso antidemocrático.

A União Brasileira de Escritores (UBE) exige um basta ao autoritarismo! Não permitiremos que o Brasil seja tomado pela truculência, pela intimidação e pela tirania. Todo apoio a Jeferson Tenório e a todas as pessoas que vivem hoje sob ameaça por expressarem opiniões e pensamentos diversos, sempre à luz da democracia. Que não se faça sombra a ela.

São Paulo, 22 de Março de 2021

UBE - União Brasileira de Escritores
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home